Equipa

Uma equipa de gestores qualificados integrando múltiplas valências, vasta e diversificada experiência nacional e internacional em distintos setores de atividade e empresas de diferentes dimensões

José Jesus Costa

Perfil

Líder com 27 anos de experiência de gestão em ambientes multinacionais de empresas tecnológicas líderes nos seus sectores de mercado, principalmente em ambiente B2B. Experiência demonstrada em liderar processos de gestão de mudança, transformação digital, criação e implementação de novos modelos de negócio, desenvolvimento de modelos de Go-To-Market baseados em valor, processos de M&A e parcerias com startup tecnológicas.

Qualificações

Strategy in the Age of Digital Disruption @ INSEAD Online Program, May-July 2019;
Innovation in the Age of Disruption @ INSEAD Online Program, March-May 2019;
Diploma de Estudos Avançados (Diploma de 3º Ciclo de Pós-graduação) em Gestão de Recursos Humanos no ISCTE-University Institute of Lisbon-Portugal;
Pós-Graduação em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisbon (ISPA);
Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pela NOVA IMS (Information Management School);
Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS;
Curso aberto de Gestão para Executivos na Universidade Católica de Lisboa;
Frequentou o Curso de Engenharia de Energia e Sistemas de Potência no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa;
Sócio fundador e Presidente Honorário da Associação de Antigos Alunos (ALUMNI) da NOVA IMS;
Vogal do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Golfe;
Membro da Ordem dos Economistas;
Línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Principais Empresas

Schneider Electric, Multinove, Moeller Electric Portugal (actualmente Eaton Electric), MGE UPS Systems e Grundfos.

Principais Competências

  • Estabelecer a estratégia de desenvolvimento de produtos, soluções ou serviços em novos mercados;
  • Liderança de equipas em processos de melhoria de eficiência operacional e planeamento estratégico;
  •  Avaliação e negociação de processos de M&A em startups tecnológicas;
  •  Liderança de processos de gestão de mudança / turnaround;
  •  Forte capacidade de comunicação e negociação com stakeholders, internos e externos;
  • Fortemente orientado para resultados;
  • Análise de tendências de mercado e gestão de inovação;
  • Criação de iniciativas de Transformação Digital, quer na criação de novos produtos, soluções e serviços, bem como na interação com o mercado;
  • Criação de planos de cross e up selling com base no portfolio existente de produtos e soluções;
  • Customer centricity e key account management;
  • Definição de processos de melhoria do working capital;
  • Definição de estratégias de melhoria do sales e hit rate e offers pipeline management;
  • Delinear os KPI’s para cada unidade de negócio, assegurando a respetiva análise e definição de planos de ação customizados;
  • Definição de modelos de organização matricial.