
Pedro Sarmento Gouveia
Perfil
Profissional com 30 anos de experiência de gestão em Consultoria e no exercício de cargos de administração, Direcção-Geral, Direção Financeira e outros cargos de alta direção em empresas de vários setores de atividade, nacionais e internacionais;
Desempenho de cargos de administrador em regime de Interim Management em sociedades nas áreas do retalho de moda, limpezas industriais, saúde, pagamentos eletrónicos e fabrico e comercialização de jogos educativos e científicos;
Consultor e Business Advisor em sociedades dos setores da saúde, transportes marítimos, advocacia e consultoria;
CFO de empresas nas áreas do tratamento de águas e ambiente, indústria gráfica, engenharia e equipamentos elétricos;
Associado Fundador da PAFE (Portuguese Association of Financial Executives) e membro dos Órgãos Sociais.
Qualificações
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa;
Participação em vários cursos de formação e especialização, técnicos e de gestão, nacionais e internacionais;
Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados desde 1990;
Línguas: Português, Inglês, Francês e Espanhol.
Principais Empresas
Hoechst Ambiente Tratamento de Águas e Despoluição, Torras Papel Portugal, Efacec Engenharia, Efacec Ambiente, Efacec Concessões, Efacec Internacional, Serlima Clean, Payup Romania, MRG Engenharia e Construções, Baker Tilly Portugal, Quebramar, Mercurius Health, Science4you.
Principais Competências
- Coordenação de equipas em processos de eficiência operacional e planeamento estratégico;
- Desenho e desenvolvimento de serviços de consultoria para PMEs;
- Avaliação e negociação de processos de M&A em empresas do sector da saúde, retalho e cerâmica;
- Conceptualização, coordenação de equipas e implementação de unidades de Serviços Partilhados;
- Processos de reestruturação empresarial / turnaround;
- Conceção e implementação de sistemas de reporting para empresas com atividades internacionais;
- Diversos projetos de Interim Management, como CFO e General Manager, em Portugal e na Roménia;
- Apoio a empresas como Business Advisor da Administração e Acionistas;
- Representação de Fundos de Investimento em participadas como Interim Manager/Administrador Executivo;
- Gestão Global / Estratégica de empresas em diferentes fases do seu ciclo de vida: start-ups, build-up e turnaround.